Brasão |
Mascote |
Club de Regatas Vasco da Gama é uma agremiação sócio-poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. Foi fundado em 21 de Agosto de 1898 por um grupo de remadores que, inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do heróico português que alcançara tal feito, o navegador Vasco da Gama.
O Vasco teve a ideia de ser um clube mais democrático, usando o preto, o branco e o vermelho na cruz. São cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que o clube lutou contra preconceitos raciais e sociais nos anos 20). É muito forte o aspecto religioso da cruz, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira."
A religiosidade é tão presente no Vasco, que o mesmo é o único time grande do Brasil que possui uma Capela dentro de seu próprio estádio (precisamente atrás do gol à direita da tribuna de honra, está localizada a Capela de Nossa Senhora das Vitórias, que é a padroeira da agremiação).
Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", consagrando-se no Remo um dos maiores campeões do país, o Vasco da Gama ainda abrange outros esportes nas modalidades feminina e masculina, como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, jiu-jitsu, bodyboard, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional atualmente, o futebol.
É o único clube do futebol carioca bicampeão Intercontinental, respectivamente nos anos de 1953 e de 1957(sendo neste ultimo, o primeiro clube brasileiro a derrotar um clube Europeu em uma final) e bicampeão da América em 1948 (Campeonato Sul-Americano de Campeões, neste, reconhecido pela CONMEBOL como o primeiro clube campeão da América) e em 1998 (Copa Libertadores da América, conquistada no ano do centenário). Conquistou ainda quatro campeonatos brasileiros em 1974, 1989, 1997 e 2000, vinte e dois campeonatos estaduais e diversos Torneios Nacionais/Internacionais.
Foi o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente "não-branco" (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube).
O Vasco da Gama ainda detém dentre o seu plantel de ídolos, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de futebol de todos os tempos, tendo como Roberto Dinamite (atual presidente do Vasco) o maior, com a marca de 190 gols, seguidos de Romário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente.
Em 2 de Julho de 2007, o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral Filho sancionou o projeto de lei nº 5.052, que criou o Dia do Vasco, data comemorativa que homenageia a fundação do clube.
De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a sétima de maior valor no Brasil, ultrapassando os 316 milhões de reais e ficando empatada com o Grêmio (com 316 milhões).
Nenhum comentário:
Postar um comentário